Buscar
  • capriconecta

Você tem que conhecer: Rejane Iracema da Silva

Atualizado: Nov 17

“[O jeans] veste todas as classes, de todas as tribos e de todas as idades. Hoje uma peça em jeans carrega muito mais do que a necessidade básica de vestir, ela revela comportamentos, agrega estilo e garante muito trabalho e desenvolvimento para a nossa região” - Rejane Iracema da Silva




Pernambucana da cidade de Toritama, Rejane Iracema da Silva é empresária do setor de confecções há mais de dez anos. Idealizadora e diretora da XLZ Jeans, contribui com muita moda criativa para o Agreste de Pernambuco. Seu objetivo é elevar a autoestima das mulheres e gerar empoderamento às nordestinas. Recentemente, sua empresa foi citada numa matéria do portal Guia Jeanswear sobre humanismo nas marcas em meio à pandemia. Tudo isso devido a sua paixão e propósito, sempre mostrando que é possível tornar o mercado da moda mais responsável com os aspectos sociais e com mulheres na liderança.

Convidamos Rejane, junto a outras profissionais da moda, para desenvolver uma jaqueta exclusiva para a Capri com o tema Jeans do Brasil. Todas as peças estão no novo book e são feitas com nosso tecido Algarve, o original Denim 100% algodão.

Na entrevista com Rejane, perguntamos como é possível trazer verdade ao mundo através do Denim, qual sua dica para quem quer trabalhar com moda, como o Nordeste a inspira, entre outros assuntos. Confira:

Rejane Iracema da Silva: Sou da cidade conhecida como “Capital do Jeans”, concluí o segundo grau e dediquei a minha vida para a produção de roupas em jeans. Durante a jornada, também costurava e participava de outros processos da produção. Nunca trabalhei para terceiros, sempre fui autônoma e trago essa influência da minha mãe. Ela orientava que eu e meus irmãos fôssemos independentes e tivéssemos nossos negócios próprios.


“Desde a infância, eu acompanhava minha mãe nas feiras de jeans. A partir disso, fui desenvolvendo as habilidades necessárias para construir a minha própria marca. Os ensinamentos da minha mãe, juntamente com as experiências vivenciadas, me fizeram chegar onde estou hoje”


O estilo pessoal de Rejane Iracema da Silva em 3 palavras:

______________________________


Rejane Iracema da Silva: Fazemos pesquisas de tendências e tentamos traduzir o que elas nos dizem, acrescentando o nosso olhar e criatividade, alinhamos à cultura da nossa região e àquilo que o cliente XLZ já espera de nós.

“Participar do Festival do Jeans de Toritama 2019”


Rejane Iracema da Silva: O jeans é um tecido versátil! Com ele, eu consigo criar inúmeras peças para várias ocasiões, vários tipos de clima e de público. Tudo depende do trabalho que consigo construir nele. Outro ponto a destacar é a sua importância social.


“Temos uma rede de pessoas que trabalham com a gente e que mantêm suas famílias através das roupas que produzimos a partir do jeans. Ele veste todas as classes, de todas as tribos e de todas as idades. Hoje uma peça em jeans carrega muito mais do que a necessidade básica de vestir, ela revela comportamentos, agrega estilo e garante muito trabalho e desenvolvimento para a nossa região”

Rejane Iracema da Silva: Gosto muito de trabalhar shorts, já que é uma peça muito procurada por causa do clima da nossa região.



“Fazemos tudo com muito amor e buscamos sempre valorizar cada pessoa envolvida no processo produtivo. Levamos uma mensagem de empoderamento ao nosso público, mostrando que todos podem realizar seus objetivos de vida a partir do seu esforço, e que, por mais difícil que seja a nossa vida, nós sempre podemos melhorar em algum aspecto”


No âmbito da sustentabilidade ambiental, tentamos reduzir nossos resíduos aproveitando o tecido com nossas malas e outras peças. Procuramos fazer o processo de lavagem das nossas peças com uma empresa séria, que cuida do seu pessoal, e que investe no reaproveitamento da água. Nossa meta é sempre melhorar nesse aspecto!

Rejane Iracema da Silva: Perseverança e muito amor. Se você tem um projeto, faça um planejamento, coloque em prática cada etapa, mesmo que ainda tenha poucos recursos. Tenha em mente que vai ser difícil, mas com certeza perseverar nos seus projetos e ter amor no que faz te levará mais longe.

“A ideia da jaqueta surgiu a partir do nosso entendimento de que o jeans não precisa ser sempre uma peça básica e tradicional. Podemos transformá-lo em uma peça com mais requinte e, como costumo falar, podemos tornar uma peça básica em uma peça de luxo. Por isso, resolvemos compor com renascença uma arte feita à mão e conseguimos, assim, conferir delicadeza e requinte à jaqueta”

Siga a marca de Rejane nas redes sociais: @XLZjeans

Por mais moda com propósito e humanidade!

15 visualizações

AV. ANGÉLICA, 2582 . 11º ANDAR . SÃO PAULO, BRASIL 
© 2023 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS por GIZ BRAND STUDIO