Buscar
  • capriconecta

Você tem que conhecer: Priscila Locatelli

Atualizado: Jan 8

“O jeans é atemporal, versátil, resistente e dinâmico. Carrega na sua essência a transformação. É um produto com infinitas possibilidades. Essa resistência e transformação faz dele um produto não datado, que te acompanha por muitos e muitos anos, sempre configurando novos looks” - Priscila Locatelli



Natural de Cianorte, Paraná, Priscila Locatelli é estilista e mestre em Design. Atua também como professora universitária, palestrante, consultora e especialista em jeanswear. Nestes 18 anos de carreira, busca transmitir a paixão e o respeito pelos produtos desenvolvidos a todos os envolvidos no processo, criando sinergia, comprometimento e força para alcançar objetivos. Ao longo desse trajeto, trabalhou nas áreas de gestão, pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos de moda. Atuou em empresas como Osmoze e Lucia Figueredo, foi idealizadora e coordenadora do núcleo de jeans do grupo Dudalina, coordenadora de produtos no grupo Krindges, nas marcas Guilherme Ludwer e Docthos e coordenou a marca Morena Rosa Jeans. Em 2020, em meio ao isolamento social, juntou-se com Joana Valim Sampaio e Maira Feitoza para empreender, criando o Criativas Coletivo.

Priscilla é graduada em Design de Moda pela Universidade Paranaense (UNIPAR), pós-graduada em Gestão do Design pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Mestre em Design pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).


Ela é uma das profissionais da moda convidadas pela Capri para desenvolver a jaqueta exclusiva Jeans do Brasil, com nosso tecido Algarve, o original Denim 100% algodão. Conversamos com Priscila para contar sua história, saber de suas percepções sobre o jeanswear e muito mais! Confira a entrevista:


Priscila Locatelli: Desde sempre rabisquei vestidos exuberantes, penteados e looks com muitas camadas nos cadernos da escola. Quando comecei a pensar em qual faculdade cursar, deixei a paixão pelo esporte para hobby pois descobri, em uma visita à UEL, uma profissão que me fez brilhar os olhos: Design de Moda. Me apaixonei também por engenharia têxtil, e por algum tempo meu coração ficou dividido. Acabei cursando Moda na UNIPAR dois anos depois dessa visita à UEL, mas a paixão pela engenharia sempre esteve presente. O Denim é um tecido extremamente técnico, e quando o conheci, entendi onde meu caminho seria traçado. Comecei a trabalhar no primeiro ano da faculdade, em uma empresa onde o foco era o jeans. Me apaixonei e nunca mais me distanciei. Virou paixão, virou profissão, se tornou estudo e foco de vida.


“Atemporal, divertido e confortável”


Priscila Locatelli: Acredito na força do local, no desenvolvimento através da comunicação e na evolução através da sintonia. Costumo dizer que sou do mundo, mas moro em Cianorte. Cada pedaço da minha história traz memórias que colaboram para eu ser alguém melhor e me tornar melhor, contribuindo para melhorar o ambiente em que estou. Trazer referências globais que possa aplicar no local permite que eu me expanda, para contribuir na expansão de cada projeto que abraço. A cultura local é sempre rica em sua essência, e na nossa região temos uma cultura rica, verde, quente, falante, cheia de histórias de superação, seja na confecção ou em outras áreas. Temos lavanderias maravilhosas, empresas de aviamentos, confecções com qualidade impecável, estamparias, bordados, bordadeiras manuais, etc.


“Temos uma cadeia ampla cheia de talentos que constroem juntos coleções incríveis, sempre trazendo o propósito da marca como ponto principal. Acredito que as peças que idealizo são a junção de muitas culturas, são plurais e são locais. O Paraná está construindo a sua identidade, e eu acredito na força criativa e profissional do Paraná”

Priscila Locatelli: Tive alguns trabalhos que me marcaram nesse tempo. Os desafios em grandes marcas são constantes, e muitas coleções maravilhosas foram construídas por onde passei, sempre trabalhando em equipe e com muitos profissionais envolvidos. Em 2019 tive a oportunidade de, junto com o Denim Meeting, fazer um workshop com François Girbaud, que sempre fui fã e tive o prazer de dividir experiências e somar conhecimentos sobre propósito de marca, jeanswear e os desafios futuros.

“O jeans é atemporal, versátil, resistente e dinâmico. Carrega na sua essência

a transformação. É um produto com infinitas possibilidades. Essa resistência e transformação faz dele um produto não datado, que te acompanha por muitos e muitos anos, sempre configurando novos looks”

Priscila Locatelli: Sou apaixonada por jaquetas. Acredito que a terceira peça contribui para personalidade dos looks, além de proteger do frio, do vento, da brisa.


“A jaqueta jeans é um ícone atemporal e pode ser trabalhada como um item emocional na coleção. A proposta da Capricórnio de fazer a jaqueta veio como um desafio delicioso para ser executado!”


Priscila Locatelli: O Denim carrega uma essência transformadora, com muita técnica, necessita de muito conhecimento e avaliação constante no processo. Está passando por grandes transformações desde a mistura de novas fibras, larguras dos tecidos, novos toques e principalmente novos processos desde a fabricação até a lavação das peças, voltando-se para a sustentabilidade. O Denim, por ser uma base tão versátil, se adequa a muitos públicos e se reinventa desde a sua criação. Acredito que ele traz a verdade de cada marca, adequando-se ao espírito da marca em modelagens, lavanderias e acabamentos. Ele vai transformando-se de acordo com as necessidades emocionais, físicas e comerciais do público de cada marca.

“Respeite a realidade de cada marca, valorize os fornecedores locais, entenda que a criatividade é a válvula propulsora dos produtos, mas que existe uma equipe gigante que colabora até a peça estar no mercado. Trabalhe mais com menos, entenda que o óbvio não é óbvio para todos”


Trabalhe em sinergia com todos os setores da empresa e desenvolva uma visão 360 do mercado que você atua. Não desista com as dificuldades do início! Existe um mundo lindo no nosso mercado.

Priscila Locatelli: Azul como o céu, azul como Denim. O que seria das Araucárias do nosso Paraná se não fosse pela gralha-azul, antes parda, que foi logo abençoada com a cor do céu pelo seu empenho em agraciar a natureza espalhando por essas terras o pinhão, dando origem às Florestas de Araucárias. Assim como a ave, o Denim nasce na esperança por mudança, muitas vezes escuro, é também agraciado, aos olhos daquele que o cria, com vários tons de azul como o céu, azul como Denim.


“Todo o processo criativo partiu de uma dança muito bem coordenada entre a idealização e a execução, foi uma fusão de ideias e cores. Assim como a gralha-azul, a peça foi se transformando à medida que foi tomando formas e suspirando o seu desejo de se tornar algo único”


A peça contou com uma lavagem em degradê revelando uma sutileza em seus vários tons possíveis, saindo de nuances escuras para outras mais vibrantes. Com sua modelagem estruturada, dotada de imponência, digna de uma grande guerreira, a jaqueta conta com aplicação do próprio tecido cortado a laser e com aplicação de foil em vários tons celestes, ganhando mais vida e movimento, com aplicações manuais de tachas que lhe dão segurança.

Priscila e Joana Valim Sampaio idealizaram e criaram juntas a jaqueta Jeans do Brasil através do Criativas Coletivo. Elas acreditam na fusão entre estilo e desenvolvimento, criação e resultado, apostam na valorização dos fornecedores locais, na criatividade compartilhada e entendem que a excelência da qualidade final está na qualidade do processo.

Siga Priscila nas redes sociais: @PriLocatelli

Acompanhe também o @cri.a.tivas e a @JoanaValimSampaio


Por mais Denim com verdade, criatividade e colaboração!



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo