Buscar
  • capriconecta

Você tem que conhecer: Maria Jesus do Nascimento

“Não vejo a sociedade sem o Denim. É uma peça versátil e democrática, que entra em todos os ambientes e tem uma proximidade universal com todas as pessoas que o vestem” - Maria Jesus do Nascimento


Natural de Altos, Piauí, Maria Jesus do Nascimento é estilista e figurinista há 19 anos, sempre interessada e atenta às novidades da moda. Com experiência em desenvolvimento de produtos, já trabalhou como fixa em marcas de São Paulo, cidade onde reside. Hoje atua como freelancer, acumulando vivências nos segmentos de noivas e malharia, mas a maior parte de sua carreira foi construída no jeanswear. Contribuiu com a R.I. 19 e a Consciência Jeans, ambas na capital paulista. As coleções que elabora são fruto de suas pesquisas contínuas sobre tendências e atualidades, focando sempre no cliente. Seu objetivo é que suas criações gerem felicidade ao serem vestidas, excedendo as expectativas dos consumidores. Graduada em Design de Moda pela Anhembi Morumbi, tem especialização em Estilismo pelo SENAI, cursos de Design e de Moda pelo SENAC e, ao longo da carreira, também participou de diversos cursos livres.

Entrevistamos Maria Jesus para conhecer suas inspirações no desenvolvimento da jaqueta Capri com tema Jeans do Brasil. A estilista é uma das profissionais da moda convidadas para criar as peças do novo book da Capri, com nosso tecido Algarve, o original Denim 100% algodão.

Além disso, também perguntamos sobre sua visão sobre a moda na atualidade, como foi para nessa área, entre outros assuntos. Confira a entrevista:


MARIA JESUS: A minha história com a moda começou desde que eu era criança. Sempre amei desenhar, e minha mãe era alfaiate. Ela trabalhava no Centro Social do Altos, no Piauí. Sempre ajudei minha mãe e peguei essa paixão para minha vida, transformando em meu trabalho. Eu assistia muito a coluna Ponto de Vista, da Cristina Franco, que falava sobre moda, além de ler a revista Manequim, que era a única relacionada ao assunto na cidade.

____________________________________________

_______________________________________________________________


Sempre acho que podemos imprimir aquilo que sentimos na criação, adotando nas peças traços que criem afeição nas pessoas. Procuro trazer características da minha região em detalhes, como bordados, costuras diferenciadas, aviamentos e até na engenharia da peça, buscando sempre inovar e fazer com que não só as pessoas daquela região se identifiquem, mas todas de outras regiões e culturas se interessem pelo artigo”

Maria Jesus: Destaco as marcas em que trabalhei por mais tempo, como a R.I. 19, em que tive o prazer de desenvolver peças estruturadas e sensuais, realçando o feminino, e a Consciência Jeans, em que desenvolvi coleções temáticas, colocando em evidência o Brasil e aderindo diferentes materiais ao Denim, explorando a criação.

“Não vejo a sociedade sem o Denim. É uma peça versátil e democrática, que entra em todos os ambientes e tem uma proximidade universal com todas as pessoas que o vestem. Tanto de noite quanto no dia, é clássico e te encaixa em qualquer situação, indo do despojado ao chic”


Maria Jesus: Todas! Gosto de brincar com todas as formas, sendo bottom ou top. Trabalhar as silhuetas, para que nossas mulheres se sintam bem e incrivelmente lindas, é o meu foco, pois nada é melhor do que vestir e amar a roupa que usamos.


Maria Jesus: Sustentabilidade nos dias de hoje é essencial. No Denim, temos várias tecnologias que nos permitem preservar o nosso mundo, como deveríamos ter feito há muito tempo. No tecido, temos o algodão reciclado e os tecidos feitos à base de pet reciclado. Na lavanderia, temos lavagens que demandam muito menos água e produtos químicos. Inclusive, em algumas situações, não é preciso nada desses produtos.


“A questão social com o Denim abrange muitas pessoas. Temos, por exemplo, trabalhos com mulheres que usam os resíduos para fazer artesanato e ajudam hospitais e orfanatos, além de várias outras empresas e ONGs que reciclam e usam seus resíduos para ajudar em outros projetos sociais. A diversidade hoje não é mais uma questão, ela é primordial. O Denim tem que atingir todos os públicos, sendo acessível a pessoas de todas as formas, gêneros e gostos”

Maria Jesus: Minha dica para quem quer se inserir é não desistir, ir de cabeça e fazer o trabalho com amor, pois quando trabalhamos com prazer, o trabalho se concilia com a diversão.


“A ideia surgiu ao pensar de onde eu vim. Inicialmente ia fazer sobre SP, que é onde eu atuo, mas ao me lembrar das preciosidades da minha cidade natal, não tive dúvidas de que seria esse o projeto que iria encher meu coração de alegria e prazer em fazer”


O Instagram de Maria Jesus do Nascimento é @Mar1_Brasil

Seja do Piauí, São Paulo ou da região que for, nosso jeans se transforma,

se adapta e brilha em cada uma delas!



16 visualizações

AV. ANGÉLICA, 2582 . 11º ANDAR . SÃO PAULO, BRASIL 
© 2023 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS por GIZ BRAND STUDIO