Buscar
  • capriconecta

Você tem que conhecer: Josenias Junior

comportamento, é democrático, eu gosto de dizer que é inJEANSpensavel na vida de qualquer pessoa!” - Josenias Junior


Natural de Fortaleza, Ceará, Josenias Junior teve contato com moda desde sempre. Autodidata e filho de costureira, iniciou sua carreira profissional como auxiliar de estilo numa empresa de jeans que na época era considerada uma das maiores do mercado nacional. Profissionalizou-se através do SENAC e após apenas quatro meses na marca, tornou-se estilista principal. Acumulando experiência em outras empresas, passou a realizar trabalho para confecções como MG Jeans, Ferrovia, Anne Jeans, Folha Verde, Fruty’s Brazil, OFFI JEANS e FAMEL. Nesta última, estabeleceu suas raízes, tornando-se estilista exclusivo da marca. Durante essa caminhada, criou a marca FLORINDA. Ele também é cocriador do Dragão Fashion. Alguns anos depois resolveu ausentar-se para focar com o que mais se identificava, suas criações. Retornou à casa como estilista, desfilando suas novas coleções, além de participar de edições do Teen Fashion, em São Paulo, do Fashion Rio.


Josenias Junior é um dos profissionais da moda convidados pela Capri a desenvolver as jaquetas com tema Jeans do Brasil, no nosso tecido Algarve, o original Denim 100% algodão.


Entrevistamos o estilista para contar um pouco de sua história, saber sua perspectiva sobre o jeans na atualidade, além de falar de sua jaqueta Capri exclusiva. Confira:

Josenias Junior:Sou autodidata e filho de costureira. Fiz dois cursos no SENAC e iniciei minha carreira profissional aos 21 anos como auxiliar de estilo na Ron’s, uma das maiores empresas de jeans do mercado na época. No quinto mês em que eu estava lá, com a saída

“Discreto, básico e marcante”


Cinema, teatro, dança, fotografia, todas as áreas da arte, tudo isso para mim é forma de inspiração. Tento sempre trazer uma visão mais globalizada do mundo, do que regional, sem esquecer nossas culturas e no que somos ricos, como nosso artesanato, palha, redes. Tudo isso é material que nos alimenta de forma criativa”


Josenias Junior: A criação do Dragão Fashion junto com outros estilistas e profissionais de moda e a criação da marca Dona Florinda, que hoje chamamos de FLORINDA e completamos 19 anos no mercado Nacional.


“O jeans é especial, é tudo para mim! É o tecido mais mutável que conheço. No jeans é possível contar a passagem do tempo, da evolução tecnológica, das inovações de processos de lavanderia. O jeans é mágico, é expressão de comportamento, é democrático, eu gosto de dizer que é inJEANSpensavel na vida de qualquer pessoa!”


Josenias Junior: A calça, de todos os modelos, desde a skinny até a ampla. Gosto da calça pela possibilidade de desenhar o corpo, de brincar com a modelagem proporcionando um conforto a mais.


Josenias Junior: Quando não for apenas uma vaidade, mas, sim, uma verdade alinhada com todos que compõem a empresa, da portaria à expedição. Assim, o jeans tem o poder de se transformar e transformar o mundo. Quando passarmos a vivenciar os valores que o mercado do jeans nos proporciona, e não somente para benefício próprio ou da marca, e, sim, poder entender que estes benefícios são ao mundo. Deixar de ser simplesmente marketing, para ser estilo de vida.


“Seja autêntico, seja flexível e aberto às mudanças. Não se muda o mundo através do produto. Muda-se o mundo através das pessoas que fazem produto. É preciso mudar o modo de enxergar a moda como roupa. Roupa será uma consequência de seus ideais. Um novo profissional de moda precisa entender que o design hoje é emocional, que não é o produto que ele vai vender, mas o modo de vida que seu produto reflete”


Josenias Junior: O jangadeiro sempre representou uma figura forte para nossa região. Minha inspiração vai além do personagem jangadeiro, mas fala de sua intimidade com a imensidão azul. Diante disso, criei um paralelo entre o azul do jeans e o azul do mar, retratando as infinitas variações de tons de azul, e do quanto o jangadeiro se funde a esse azul. Busquei fazer uma jaqueta que representasse o dia a dia desse guerreiro e as marcas de seu trabalho nos rasgos, puídos e desgastados do tempo. Trouxe nessa peça o interno confeccionado com uma vela legítima de jangada, botões de chumbada das redes de pesca e bolsos de malhas de pesca, tudo para compor um visual atualizado e legítimo do jangadeiro.


Para acompanhar o trabalho de Josenias, siga suas redes sociais: @JoseniasJunior

Veja também as novidades da FLORINDA: @VivaFlorinda

E viva toda a diversidade de culturas que o jeans pode representar!















26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo