Buscar
  • capriconecta

Você tem que conhecer: Franciny Lescowicz

“O jeans, desde os anos 70, quando foi inserido na moda, vem mantendo seu prestígio e sua relevância até hoje. Sua importância é enorme! Cada vez mais, tipos de shapes estão sendo explorados no jeans, desde roupas, calçados, bolsas e acessórios, e tudo que podemos imaginar” - Franciny Lescowicz


Catarinense de Joinville, Franciny Lescowicz é designer de moda e estilista especializada em jeans. Teve seu primeiro contato com a área ainda criança, quando ajudava sua avó costureira a escolher seus tecidos e cores. Após formar-se em Técnica Têxtil, graduou-se em Design de Moda, há 14 anos, e atua na área há mais de 20. Atualmente reside em Jaraguá do Sul, onde já contribuiu com a marca Marisol e há uma década atua na Gatabakana. Graduada pela Universidade Católica de Santa Catarina, tem orgulho de trazer toda cultura florida da “cidade dos príncipes e das bicicletas”, como descreve.


Conversamos com ela sobre sua carreira, da costura ao estilismo, e como sua região de Santa Catarina está representada em sua jaqueta exclusiva à Capri. Franciny é uma das profissionais da moda convidadas a desenvolver a jaqueta Jeans do Brasil, com nosso tecido Algarve, o original Denim 100% algodão. Confira a entrevista:

Franciny Lescowicz: Eu sempre tive a certeza de que a moda era o meio profissional que eu seguiria. Comecei passando na escola técnica federal, onde me formei em Técnica Têxtil. Na época, não tinha condições de pagar uma faculdade, mas quando melhorou a situação, iniciei Design de Moda, terminando o curso em 2006. Ainda bem jovem, eu já era costureira registrada na Marisol, onde fiquei na parte de costura por dois anos. Quando surgiu uma vaga de desenho e programação de bordado industrial, não pensei duas vezes e me inscrevi. Fiquei neste posto até terminar a faculdade e estou na Gatabakana desde 2004 como estilista responsável pelo jeans. Gosto de misturar estilos, por exemplo, esportivo com alfaiataria, jeans com paetê, gosto do Hi-Lo da moda. Adoro pegar uma peça atemporal e misturar com uma peça mais fashion. Gosto da moda porque não existem regras, apenas o seu desejo pessoal!

“Casual, urbano e fashion”

Franciny Lescowicz: Aqui no Sul, as mulheres são bem antenadas na moda e gostam de estar bem vestidas. Quando desenho uma peça, sempre penso em valorizar a mulher, o que vem dando bem certo. A mulher brasileira, em geral, tem as suas peculiaridades e são mais sensuais!


“Amo trabalhar com o jeans, pois ele é jovem. Quem não quer ser jovem eternamente? Digo em questão não só de idade, de número. O jeans traz esse espírito jovem pra quem usa. Valorizar isso é muito importante!”


O estilista da indústria tem uma grande responsabilidade em criar peças que realmente serão desejadas. São milhares de pessoas que dependem do nosso trabalho. A cadeia têxtil toda depende de nós. As vendas precisam acontecer e os produtos precisam ser assertivos. Porque, afinal pra quem a Capricórnio iria produzir jeans? A cadeia têxtil é a segunda que mais emprega no Brasil.

Franciny Lescowicz: Pra mim, cada coleção é um desafio, afinal a coleção precisa ser bem assertiva sempre! Faço vários trabalhos muito importantes dentro da moda. Participo de feiras internacionais, acompanhei muitas campanhas com grandes celebridades, desfiles de moda, viajo o mundo pesquisando moda e comportamento também. Já estive a trabalho nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. Não saberia dizer qual é o destaque!

“O jeans, desde os anos 70, quando foi inserido na moda, vem mantendo seu prestígio e sua relevância até hoje. Sua importância é enorme! Cada vez mais, tipos de shapes estão sendo explorados no jeans, desde roupas, calçados, bolsas e acessórios, e tudo que podemos imaginar”

Franciny Lescowicz: Gosto muito de fazer jaquetas porque dá pra explorar vários e diversos estilos em lavanderias e adereços, como estampas, bordados, etc.

“Por ser muito urbano e ser a peça mais usada do mundo, acredito que devemos trabalhar forte a sustentabilidade, durabilidade e versatilidade do jeans”

Franciny Lescowicz: Acredite em você! Crie peças com propósito. Sempre se pergunte: por quais motivos alguém pagaria por essa peça que eu fiz?

Franciny Lescowicz: Santa Catarina é um estado na região sul do Brasil com uma longa costa banhada pelo Atlântico e muitas ilhas. Ela é conhecida por suas praias, montanhas e uma natureza inigualável. O patrimônio histórico catarinense é repleto de influências europeias, pois recebeu levas de imigrantes alemães, italianos, açorianos, poloneses, ucranianos, austríacos, entre outros.


“É uma honra homenagear o estado onde nasci através da moda e principalmente através do nosso jeans do Brasil. A inspiração de Santa Catarina trouxe pra jaqueta elementos culturais. As flores bordadas emprestam a sua beleza através de bordados dos trajes típicos da cultura europeia. Cores e mais cores, pra registrar a simpatia e a felicidade que é viver neste vale europeu”


As mangas da jaqueta são double face, um lado jeans e outro floral, podendo ser alternadas no uso. Fiz questão de dar destaque às mangas, pois são nelas que estão os abraços, em que nos sentimos seguros e protegidos. Finalizo a jaqueta com bordados da palavra “obrigado” em alguns idiomas que ainda são falados em nossa região. Assim, demonstro todo o meu reconhecimento a todos os imigrantes que construíram esse lugar majestoso e a todas as mãos catarinenses e talentosas que fizeram parte desse projeto. Meu muito obrigado à Daiana Bruch pela sua dedicação em modelar e dar forma ao jeans, ao Mateus Oestereich por fazer a arte e bordados, ao Lucas Ferreira da Silva por lavar e dar maciez ao nosso jeans, ao Lindomar Steuck e Raquel Olosh por costurarem com todo carinho, à empresa Sivalski, de descendentes de poloneses, da marca Gatabakana, por me permitir realizar tudo isso e à Capricórnio pela iniciativa de resgatar o melhor do nosso Brasil através da moda e do nosso melhor Jeans.


Siga Franciny nas redes sociais e acompanhe suas últimas criações: @FrancinyLesco


Sua jaqueta Jeans do Brasil está no novo book da Capri, então não deixe de conferir!



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo