Buscar
  • capriconecta

Você tem que conhecer: Caroline Dalmolin

“O Denim assumiu o protagonismo no mundo da moda por ter características que nenhum outro tecido tem. Ele pode ser plano, ser elastizado, ser malha, o Denim é tecnológico, ele evolui” - Caroline Dalmolin


A paranaense Caroline Dalmolin, da cidade Quedas do Iguaçu, cresceu junto com a fábrica de jeans dos pais. A Pó do Pano tem mais de 20 anos de história e é uma das principais fabricantes da região. Hoje, Caroline é coordenadora de desenvolvimento de produto na marca e consolidou sua própria empresa, a Square Denim. Imersa desde sempre no mundo do jeans e inspirada pela conexão da família com o tecido, decidiu se especializar em moda e fazer do jeanswear sua carreira. Graduada em Design de Moda na Universidade Paranaense (UNIPAR), é especializada em Marketing de Moda e Modelagem.


A Capri a convidou, junto a outros profissionais da moda do país inteiro, a desenvolver sua jaqueta Jeans do Brasil, com nosso tecido Algarve, o original Denim 100% algodão. Todas as criações já estão no novo book da Capri.


Entrevistamos Caroline pra contar sobre essa conexão com o jeans, que vem de família, saber quais são as características que mais ama no Denim, falar da sua jaqueta paranaense e mais! Confira:


o passar do tempo, passou de oficina de facção pra marca própria de presença nacional, há 20 anos no mercado. Comecei aos 13 anos levando malote no banco e digitando pedidos. Cresci junto com a fábrica e a marca.

“Há alguns anos, decidi encarar um desafio diferente, criar uma marca nova, com a minha identidade, e assim surgiu a Square Denim”

Hoje, lidero a equipe de desenvolvimento de produto das duas marcas e me sinto realizada quando ouço as pessoas dizerem espontaneamente que se surpreendem ao experimentar nosso jeans, que amam os produtos e não trocam por outra marca. Pra mim, conforto é um atributo muito importante, que é algo que trago pro desenvolvimento das peças das marcas que trabalho. O planejamento de uma peça é decisivo pra que a roupa te proporcione conforto ao vesti-la. O corpo fala, a anatomia deve ser respeitada, a modelagem correta, com o tecido certo, podem transformar uma peça!


“Conforto, praticidade e versatilidade”


Minha cidade é um polo de jeanswear. Muitas empresas do ramo se estabeleceram aqui, e tenho orgulho em dizer que a nossa marca é referência, que as pessoas adoram vestir, que procuram, que usam e que elogiam muito as peças, principalmente pelo conforto, vestibilidade e material”


Caroline Dalmolin: Não tenho nenhum trabalho que tenha sido o mais importante, mas o momento mais importante foi o lançamento da minha marca, a Square Denim, que foi algo que idealizei e consegui colocar em prática.


Caroline Dalmolin: O Denim passou de uma simples roupa de trabalho a símbolo de atitude e estilo que perdura até a atualidade. Fenômeno cultural, ele é democrático, totalmente personalizável, durável, tem infinitos atributos, te permite idealizar peças das mais básicas até as mais elaboradas, com infinitas possibilidades de personalização e beneficiamento.

“O Denim assumiu o protagonismo no mundo da moda por ter características que nenhum outro tecido tem. Ele pode ser plano, ser elastizado, ser malha. O Denim é tecnológico, ele evolui”


Caroline Dalmolin: Gosto muito das jaquetas, talvez por ser algo que eu faça pouco, acabo sempre querendo desenvolver mais e mais.


“Acredito muito na cadeia nacional, na valorização da mão de obra local, do que é feito aqui, no Brasil, produzido pelas mãos do povo da nossa terra. O Brasil tem isso, desde a tecelagem até o produto final, o jeans feito no Brasil conta uma história. Acredito que quanto mais a gente abraçar e mostrar isso, podemos mobilizar mais empresas pra valorização da cadeia e do trabalho feito no Brasil”


Caroline Dalmolin: É um mercado difícil, a concorrência é alta, mas sabe aquele ditado que diz: “escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um dia sequer”? A moda tem muito isso! É desafiador, mas muito apaixonante. Mantenha-se atento, aberto a novas possibilidades, inovações e comportamento.

“Viva o chão de fábrica! Acho que esse é o ponto mais importante. Conheça cada canto dela, aprenda as operações, adquira conhecimento de costura, de lavanderia. Acho que hoje um bom profissional tem que ser completo”


Caroline Dalmolin: Minha jaqueta é uma mistura de dois tecidos da família Algarve. Ela mostra os diferentes tons de lavanderia feitos em cima de apenas duas bases. A cidade onde vivo nasceu de uma empresa de exploração de madeira. Nessa época, os bairros foram surgindo e sendo enumerados conforme a abertura das serrarias. Muitos imigrantes italianos acabaram estabelecendo-se na região, inclusive meus bisavós e suas famílias, construindo a pequena cidade onde vivo, em que a madeira era fonte de renda para muitos deles. Pesquisando sobre os imigrantes, descobri a marchetaria, uma técnica muito utilizada pelos colonizadores italianos. É um trabalho feito à mão, que usa a madeira e suas variadas cores e também outros materiais como madrepérola, para formar desenhos abstratos ou até mesmo paisagens, para confeccionar desde pequenos porta-joias até grandes quadros, cestas, móveis, etc.

“Essa técnica, que me conectou aos meus antepassados e às raízes da minha cidade, foi inspiração para utilizar as variadas tonalidades que o Denim pode atingir, transformando-o através de diferentes processos de lavanderia em uma jaqueta única!”


Confira o Instagram de Caroline @DalmolinCarol e fique por dentro das novidades da @Square_Denim e @PoDoPano_Jeans


De fato, como conta Caroline, conhecer toda a cadeia de produção é um passo importante para contribuir com o fortalecimento do jeans brasileiro!



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

AV. ANGÉLICA, 2582 . 11º ANDAR . SÃO PAULO, BRASIL 
© 2023 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS por GIZ BRAND STUDIO