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Propósitos e Sinergias: o que deve nortear uma collab?

Partilhar os mesmos valores e trabalhar em conjunto é fundamental para o desenvolvimento de novos produtos assinados por empresas diferentes


Sandálias e bolsas inspirados em uma marca de leite condensado; chinelos que remetem às cores e ao formato de um biscoito; tênis que remete ao universo de um canal esportivo de TV. As collabs, maneira pela qual são chamadas as parcerias entre marcas na criação de novos produtos ou serviços, combinam duas empresas de propostas diferentes. Assim, as duas marcas têm a oportunidade de alcançar um público mais amplo, entrando em contato com um universo diferente daquele que explora em seu cotidiano.

Para qualquer collab é superimportante que as marcas tenham sinergia e estejam alinhadas com seus valores e propósitos. Tem que fazer sentido para o consumidor!

Para comemorar seus 100 anos de presença no Brasil, o Leite Moça uniu-se à Anacapri para lançar uma linha de bolsas, tênis, flats e acessórios inspirados nas cores e na essência do leite condensado. Também com a aposta de que os alimentos podem inspirar outros produtos, a Oreo, marca internacional de biscoitos, inspirou uma linha de chinelos da Havaianas. Ainda nessa linha, o Boticário fez uso do icônico cheirinho da goma de mascar Bubbaloo em uma linha de hidratantes corporais.


Para o desenvolvimento de uma collab, primeiro passo é preciso entender a necessidade de cada um e a solução que o parceiro pode proporcionar diante da parceira. No nosso mercado de moda, a estratégia aumenta o engajamento e causa o famoso buzz, com objetivo de fazer com que as pessoas comentem sobre a marca, gerando burburinho e lógico, mais vendas.


Mesclar conceitos, unir forças e processos criativos é o segredo de grandes collabs na moda, pois assegura autenticidade das peças, como no caso de parcerias de estilistas da alta costura com redes de fast fashion, ou labels de luxo com marcas e personalidades do universo esportivo.


Dá uma olhada nesses exemplos!


1. Adidas e Byoncé


Com quatro coleções lançadas, a collab Adidas x Ivy Park foi um sucesso absoluto de vendas. Inspirada no inconfundível estilo dos cowboys e cowgirls do country americano, “IVY Park Rodeo” homenageia e celebra o impacto das pessoas negras na cultura do meio-oeste americano. Os designers mesclaram elementos de street e athletic com a inspiração do estilo black cowboy e criaram peças de roupa, tênis e acessórios em denim escuro, com monogramas jeans e estampas de vaca.


2 - À La Garçonne, Barbie e Riachuelo




O lançamento da coleção em 2019 foi uma celebração aos 60 anos da boneca e destacou a diversidade e os diferentes biotipos de corpo, tons de pele, cabelo, etc.


Desenhada por Herchcovitch, a collab apresentou peças genderless, linha fitness e roupa íntima com grade do PP ao 3G reforçando o conceito da Barbie “Você pode ser tudo que você quiser”.


3 - Guaraná Antártica, Ellus e Salinas


As três marcas se inspiraram no fruto do guaraná para criar peças, cheias de brasilidade e com uma importante função socioambiental. A linha teve inspiração na Amazônia e em Maués, cidade que é berço do Guaraná Antárctica e que fazem da marca um símbolo nacional. A identidade urbana da Ellus ganhou uma releitura mais próxima à natureza e a Salinas aplicou diferentes texturas, tecidos e aviamentos que remeteram à fauna e flora do cultivo do guaraná.


4 - Supreme e Luis Vuitton


Mais do que uma marca, a Supreme é vista como uma propagadora de um estilo de vida. Desde a sua fundação, a marca sempre trabalhou com a ideia de limitação e exclusividade e isso despertou o interesse da geração Hypebeast (pessoas que se interessam pela raridade e alto valor de produto). Além dos skatistas, a marca agrega outras tribos. Cantores de hip-hop como Kanye West e Drake são ótimos exemplos e parceria sempre foi uma grande estratégia da marca.


Por outro lado, as marcas de luxo acharam um novo caminho para expandir seu mercado, apostando em collabs com marcas de streetwear. Não é novidade que uma grande parcela dos jovens se tornou consumidores em potencial de produtos com alto valor agregado.


E essa parceria Supreme + Luis Vuitoon deu o que falar! Foram 55 peças: jaquetas, bandanas, jeans, pochetes vermelhas, camisas de baisebol, casacos oversizes, sneakers, cintos etc. Entre as estampas utilizadas, destacaram-se a militar com tecido denim e o vermelho predominou na coleção.


Mais uma característica comum entre estas marcas é a logomania, onde em várias peças, os logos são os protagonistas.


5 - Bruna e Sasha para C&A


Bruna e Sasha, BFFS desde pequenas e referências em estilo no Brasil lançaram esse ano uma coleção exclusiva para C&A.

Foram duas linhas, cada uma representando a personalidade e estilo das amigas.


A linha da Bruna conta com peças justas, recortes, drapeados e amarrações com uma pegada New Folk e Sexy natural. Já a da Sasha foram peças mais sóbrias, cores neutras mas ambas com muuuito jeans, feito com nosso queridinho ALGARVE !


E você, já pensou nas possíveis collabs que a sua marca pode fazer?

Mas uma coisa, a gente garante – usar Denim da Capri é garantia de sucesso!!!

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