Buscar
  • capriconecta

Movimento para Sustentabilidade: processos e produtos mais sustentáveis



Com o objetivo de construir um futuro mais consciente e azul, a Capricórnio Têxtil lançou o Movimento para Sustentabilidade com a incorporação de soluções mais sustentáveis aos processos e produtos, gerando impacto positivo em toda a cadeia de valor.


A iniciativa conta com três pilares e já é traduzida na linha Eco Denim lançada por nós.


Para saber mais sobre o Movimento para Sustentabilidade, continue a leitura!


O que é o Movimento para Sustentabilidade?


O Movimento para Sustentabilidade é uma iniciativa criada pela Capricórnio Têxtil em 2020 para incorporar ações mais sustentáveis em nossa produção.


Essas ações olham para os impactos sociais, ambientais e econômicos dos processos utilizados.


“Estamos olhando para o resultado provocado por nossas ideias e ações tanto do ponto de vista social, quanto econômico e ambiental”, diz o CEO Gustavo Manfredini. “Isso implica na revisão de uma série de processos e na prática de novas ações, como redução do uso de recursos hídricos, reaproveitamento de efluentes, redução de uso de químicos, redução dos descartes e reuso de matérias-primas, além da compensação da emissão do gás carbônico produzido em todas as etapas de trabalho”.


Quais são os pilares do Movimento para Sustentabilidade?


O Movimento para Sustentabilidade organiza-se em três pilares independentes:

  • Produção e distribuição;

  • Governança;

  • Comunidade.

O mesmo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um esforço global para construir um futuro melhor.


Governança em água - Trabalhamos a governança no uso dos recursos hídricos para reduzir a produção de efluentes e o próprio consumo de água.

Consumo Responsável e Economia Circular - Buscamos estabelecer critérios sustentáveis para o consumo responsável e queremos promover a economia circular, reduzindo e reusando os descartes.

Emissão de Carbono - Investimos no desenvolvimento de iniciativas que reduzem a emissão de carbono e buscamos formas de compensar nossa emissão.

Integridade Corporativa - Estamos comprometidos a desenvolver um ambiente íntegro, responsável e transparente em todos os níveis.


Qual é a responsabilidade social do Movimento para Sustentabilidade?


Dentro do escopo social, o movimento atua com a promoção de ações voltadas à educação, ao bem-estar e à saúde mental e física dos colaboradores.


As iniciativas sociais se estendem à comunidade e aos familiares dos funcionários.


As ações sociais também estão ligadas à preservação do meio ambiente e às relações trabalhistas justas.


Afinal, essas duas frentes contribuem para a saúde de todas as pessoas.


Isso é feito, também, por meio da opção da Capricórnio Têxtil pelo algodão certificado pelo Better Cotton Initiative (BCI).


“Nos últimos anos temos investido na melhoria dos nossos processos produtivos para firmar nosso compromisso com o menor impacto ambiental possível”, afirma Manfredini. Nosso algodão é certificado BCI (Better Cotton Initiative), garantindo as boas práticas na produção de algodão.


Em 2019, a Capricórnio Têxtil passou a fazer parte do Projeto Sou do Algodão, que prevê uma série de ações de comunicação e educação voltadas para o mercado de moda, o consumidor final e as empresas cujos produtos utilizem no mínimo 70% de algodão na composição.


Conheça a linha sustentável da Capricórnio Têxtil


Como ação prática do Movimento para Sustentabilidade, lançamos a linha Eco Denim, composta por pelo menos um atributo sustentável, seja na matéria-prima, seja no processo de produção ou trabalhando a economia circular,


Essa linha conta com cinco artigos principais, produzidos por meio de processos ecologicamente responsáveis:

  • Pinus: o Pinus é fabricado por meio da tecnologia Repreve, uma fibra ecológica inovadora feita a partir de garrafas plásticas recicladas;

  • Luna: o Luna possui Tencel em sua composição, uma fibra natural regenerada pelo homem, a partir da pasta de madeira ou com celulose;

  • Pequi e Sucupira: o Pequi e o Sucupira são fabricados com a tecnologia Laser Max, que facilita o processo de desgate a laser, reduzindo a necessidade de processos mais agressivos de alvejamento em lavanderia, e a consequente redução no consumo de água.

  • Cipó: o Cipó é produzido com aparas de algodão recicladas, o que garante um processo de fabricação mais sustentável, movendo a roda da circularidade.

  • Os artigos Timbó e Cajá possuem em sua composição, além do algodão orgânico, a fibra de cânhamo (Hemp), umas das mais antigas dos têxteis, que recentemente está fazendo um forte retorno à comunidade denim devido à sua natureza ecológica e alto potencial como cultura regenerativa.


Mergulhe nessas inovações e construa valor para a sua coleção !!! Entre em contato com a Capricórnio Têxtil para saber mais!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo