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Reflexões sobre o jeans para o novo mundo

Atualizado: Jul 20



Existem três fatores que aceleram e marcam história no espírito do tempo: guerra, revolução e epidemia. Nós estamos vendo a história mudar muito rapidamente e no que diz respeito à moda e comportamento, as mudanças acontecem em alta velocidade.

Vamos falar de 3 tendências de comportamento que irão influenciar a moda e o nosso representante da Moda da Vida Real que é o JEANS.


COMFY FASHION

A realidade do home office chegou para ficar! Se havia algum pré-conceito por parte das empresas, ele já caiu por terra e quase tudo que fazíamos fora de casa atualmente fazemos dentro dela. Para isso, precisamos de peças confortáveis, que nos deem mobilidade e ao mesmo tempo nos deixem prontos para dar uma saidinha quando for preciso.

Além de físico, esse conforto também é emocional, porque buscamos a segurança no passado. Por isso, o VINTAGE permanece em alta. Chamamos de “New Vintage” esse conforto psicológico e emocional.

#DicadaCapri

Reveja suas coleções antigas, busque sua essência, veja o que a sua marca já fez de bom e ressignifique.


E como traduzir essa tendência para o nosso jeanswear?

Segundo a futuróloga Li Edelkoort, após a pandemia teremos um retorno do sexy, e para nossa essência brasileira isso se encaixa perfeitamente. Nesse contexto, penso em um mix entre o conforto e o sensual, trazendo para shapes mais confortáveis e modelagens mais amplas, algumas pitadas de sensualidade, como marcação na cintura, comprimento cropped mostrando o tornozelo, decotes profundos para tops, macacões e vestidos.

Tecidos fluidos são essenciais para essa tendência. Nossa linha Light Denim é perfeita para isso. Experimente o IZA e TECA, nossos mais leves para tops, camisas e peças molinhas, e o JUNO com peso de 7OZ, que fica perfeito para qualquer peça mais fluida.

Ainda falando de conforto, não podemos deixar de falar sobre o jeans moletom, que fica perfeito para modelagens com elástico na cintura como a jogger jeans, blusas e jaquetas no mesmo tecido, para homens e mulheres que nos dão uma sensação de aconchego e segurança. Sem falar que podemos fazer peças maravilhosas e chiques para dentro e fora de casa.


Os MOLETONS DA CAPRI são incríveis para essa proposta. Nosso TREK é super versátil em lavanderia e seu peso proporciona peças super confortáveis. O SLACK é um pouco mais estruturado, perfeito tanto para calças como jaquetas e ainda tem a versão Black Jeans.


Outros tecidos que completam essa tendência do COMFY FASHION são

os tecidos de alta elasticidade, super maleáveis e com toque macio,

que garantem aos fits mais ajustados um extremo conforto.


Nossos artigos da linha FLAT COMFORT DENIM, com construção em cetim,

são ideais para peças mais ajustadas ao corpo e para modelagens jegging

ou legging, com elástico na cintura, trazendo mais conforto para o dia a dia.


Use também nossos artigos com a tecnologia T-400, que proporcionam elasticidade

e recuperação do elastano, além de um toque mais leve e macio, mantendo o conforto durante um dia inteiro de uso. Experimente o MILLÔR, TARSILA, OSCAR e JANGO.


SLOW FASHION

Falamos aqui sobre uma nova forma de consumir, mais consciente. Tanto do ponto de vista financeiro, em que as pessoas afetadas economicamente irão comprar com mais cautela, quanto sobre o ponto de vista social. A empatia está muito em alta nesse momento, a preocupação com as pessoas também será continuada e trará questionamentos sobre o que tem por trás desses produto. Como foi feito e por quem foi feito serão perguntas cada vez mais relevantes para nosso mercado de moda.


Outro ponto do SLOW FASHION é o excesso. 30% das roupas do mundo não são vendidas e viram lixo. Estamos produzindo em larga escala para sobrar, e isso não faz o menor sentido. É hora de repensar nesse volume de produção e readequar a real necessidade. O consumidor tende a comprar menos e melhor e irá escolher marcas que se baseiam na ética e valores sociais.

O consumo consciente não é não consumir, mas consumir melhor.



E como vamos traduzir essa tendência para nossa realidade do jeanswear?

Criem coleções menores, nesse momento precisamos nos dedicar

mais em cada produto para errar menos, para sobrar menos...

Invistam em produtos versáteis, atemporais, de qualidade e que

funcionem para varias ocasiões, do trabalho à diversão.


Apostem no “Jeans feito para durar”!


Usem tecidos mais nobres e sofisticados, com versatilidade em tingimento,

ótima largura e acrônicos como nossos artigos MEDINA, GRAEL e VELOSO.

#DicadaCapri

Mais do que tudo, traga alma e produtos com propósito e valores para sua marca.

Isso vai garantir a sustentabilidade do seu negócio.




LOCAL FASHION

Não é segredo para ninguém: a pandemia do novo Corona Vírus mudou a forma de olhar para muitas coisas, especialmente para a relação com o consumo.

Os consumidores estão se voltando para suas comunidades e bairros próximos para apoiar as empresas que mais valorizam. Esse movimento social chamado de Hiperlocal, oferece oportunidade para comunidades de nichos brilharem impulsionando uma nova economia circular e esse comportamento de compra permanecerá forte no futuro próximo.


O “local” conecta as muitas pessoas envolvidas na produção de uma maneira interdependente, holística e colaborativa, palavra de ordem frente a essa nova economia.


Atrelada a essa tendência de consumo, há uma ascensão de processos manuais valorizando as culturas regionais do Brasil e retomando alguns hábitos antigos dos nossos avós: bordar, consertar, reinventar peças de roupas para passar o tempo, uma série de coisas que no dia a dia não cabiam, mas agora cabem. Tem muita gente fazendo aulas de macramê, Patchwork, bordado, tinturaria natural com flores do quintal. Aliado às tendências de moda, o UPCYCLING ganha força e a economia circular surge com os movimentos de sustentabilidade que vemos crescer a cada dia.



Nas redes sociais já se vê um forte debate e causas levantadas em prol da sustentabilidade financeira dos comerciantes e empreendedores nacionais. Diversas ações estão sendo realizadas pelos próprios consumidores, que entendem cada vez mais o seu papel de modo colaborativo.


O que eu posso fazer para isso se tornar uma verdade na minha marca e coleção?

Iniciar fazendo ações genuínas, se engajando e se comprometendo

com movimentos que apoiem a moda nacional garantindo que seu produto

seja totalmente produzido no Brasil;


Fazer parcerias com marcas pequenas e locais que

melhor se alinhem à sua oferta de produto;


Pensar em alguma ação com a economia circular. Revender peças

de clientes, montar área de customização e reparo de produtos.

Ex: Nudie Jeans – Re use / Mud Jeans – Lease Jeans;


Nosso artigo ALGARVE possui vários tingimentos proporcionando uma versatilidade

de tonalidades para você montar um lindo Patchwork, além de aguentar qualquer processo manual dando aquela cara “Vintage” para suas criações de modelos Upcycling.


A Capricórnio Têxtil faz parte do movimento “JEANS DO BRASIL” e nossa produção é totalmente nacional. Usem nossos artigos e abracem essa causa com a gente!


#DicadaCapri

Mostre os valores da sua marca, comunique o cliente sobre suas preocupações com o social e o ambiental sendo transparente quanto à sua cadeia produtiva e suas ações sustentáveis. Use o coração! Torne seu cliente seu fã! Isso vai fazer ele lembrar e desejar o seu produto.


Curtiu o conteúdo? Conta pra gente! Vamos transformar essa comunidade juntos!

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