- capriconecta
5 Destaques do Big Show NRF 2021
O 'Big Show' deste ano da NationalRetail Federation reuniu virtualmente o setor de varejo dos EUA para ajudar a traçar um curso para o ano seguinte e a gente traz pra você alguns destaques importantes que podem te ajudar a se preparar para o que vem pela frente.

Continuamos nos adaptando às novas circunstâncias, a pandemia, a divisão social e aos desafios de novos canais de vendas e novas habilidades que continuam a surgir. São tempos inimagináveis e a presidente do Walmart, Judith McKenna ressaltou: “ Nunca pensei que falaria sobre como criar esperança. Nunca pensei que isso seria um traço de liderança.”

A gente já falou várias vezes aqui sobre esse tema que está cada vez bombando mais. Falar sobre consumo consciente, economia circular e sustentabilidade estão na agenda da maioria das marcas.
O momento ainda é de entender o real valor da sustentabilidade para os consumidores para endereçar mais ações assertivas e relevantes.
A H&M, por exemplo passou a explorar cada vez mais as lojas colocando caixas especiais para que os clientes possam deixar as roupas para reciclagem – uma ação que ficou suspensa em 2020, mas que será retomada em 2021. Ainda falando de H&M, em 2020 também lançou sua plataforma de venda de peças usadas de sua marca Cos, permitindo que a sua comunidade venda e compre peças do arquivo da marca.

A evolução da digitalização acarretou também a aceleração dos processos de personalização e individualização de ofertas e essa prática se tornou fundamental para uma sociedade que valoriza a diversidade e autenticidade.
Marc Metrick, presidente e CEO da Saks Fifth Ave, disse que durante o pico da pandemia os stylists de loja, se utilizando da tecnologia, foram responsáveis por mais de 150 milhões de dólares em vendas. Para isso, é fundamental trabalhar com uma estratégia de dados. E o grande desafio é saber trabalhar com o cruzamento de dados certo para oferecer realmente coisas interessantes para o seu cliente. O pulo do gato é fazer com que o cliente se sinta especial, único, com ofertas de produtos pensadas para ele – dessa forma ele vai se sentir confortável e confiar na sua marca.

“Serviços são a nova experiência”, disse Mitch Joel, fundador da Six Pix Group.
O modelo de negócios que impulsionou a Costco, que em 2019 registrou US$ 768 milhões em assinaturas, ganha força entre outros segmentos. Explorando sentimentos, como pertencimento, acesso exclusivo e conveniência serão cada vez mais relevantes no Brasil e no mundo.
A Restoration Hardware, uma sofisticada loja de artigos de decoração, oferece um plano de assinatura a US$ 100/ano que garante descontos e exclusividade em produtos, serviço de consultoria em design, acesso exclusivo a eventos, etc.
No mercado de moda brasileiro já temos clubes de assinatura para chamar de nosso, como: Ustyle, Muda de Roupa, We Use, Blimo – Biblioteca de Moda, Roupateca, entre outros.

O varejo é o centro da experiência e depende da flexibilidade e liberdade para se tornar palco de conexões entre consumidores e marcas.
A maior parte das redes de varejo dos EUA já estão oferecendo alternativas cada vez mais ágeis de entrega de produtos. As lojas físicas estão se tornando hubs de logística – olha só!
Você sabe o que querem dizer: ROPIS, BOPIS E BORIS?
A grande sacada é focar na conveniência do seu cliente, facilitar a jornada dele, agilizar processos fazendo com que ele tenha uma excelente experiência de compra com você.


A ideia é de espaços virtuais interagindo com espaços físicos para ganhar maior proporção de experiência e imersão é uma realidade. Junte ao “pygital”, um influencer que tem total “fit” com a sua marca e um canal de vendas mobile... Pronto: essa é a Live Commerce- uma nova estratégia que vai estourar daqui pra frente!!!
Ela leva a interatividade, o atendimento e a experiência do varejo físico para qualquer espaço.
“ O impacto de tudo isso no varejo, é um absurdo. 98% dos consumidores americanos estão testando novas formas de comprar, novas marcas, novos canais. E isso tudo está acontecendo na palma das mãos das pessoas. 40% das compras feitas durante a BF americana foram realizadas por dispositivos portáteis” – Karin Tracy – Head of Industry, Retail/Fashion/Luxury Facebook
Quem entra numa Live Streaming entra disposto a comprar. 200 marcas de luxo fazem parte da plataforma Tmall Luxury Pavillion, do Alibaba, que atua a partir de recursos de games, personalização, live streaming, realidade aumentada, revistas digitais e outros formatos interativos. O papel do influencer traz proximidade com o público, que pode interagir a qualquer momento, tirar dúvidas e certamente estará muito mais propenso a fazer uma compra emocional.
Aqui no Brasil diversas marcas já experimentaram esse novo canal, como Arezzo, Romanel, C&A, Renner, Loungerie, entre outras.