Blog da Capricórnio

Postado em 13/09/2018
Tags: upcycling, moda sustentável, moda ecológica, reaproveitamento, sustetabilidade, jeanswear,Capricórnio Têxtil

Trend upcycling para o Verão 2020

O que as técnicas de reaproveitamento de tecidos e de peças de coleções anteriores estão fazendo pela moda?

O upcycling, cada vez mais difundido, tem promovido economia de recursos e poupado o meio ambiente de receber novos descartes industriais, gerados pelos processos de produção!

Mas é apenas disso que se trata: sustentabilidade? Bom, esse argumento já seria suficiente para que a cadeia do jeanswear adotasse novas condutas em seus parques fabris, no que tange ao beneficiamento dos produtos, mas a verdade é que o tema ultrapassou a questão econômica e ambiental e está impactando o design das grifes.

E os primeiros sinais desse impacto são peças com modelagens totalmente inovadoras, detalhes de construção que reiventam a utilidade de punhos, cós, barras, golas e bolsos. Há quem crie peças retecidas com jeans desfiado ou aplicação de viés sobre outras bases, como o estilista mineiro Ronaldo Silvestre, que saiu na frente sob esse conceito. 

Para o Verão 2020 (sim, já pensamos nele), a tendência é que essa criatividade produza novos frutos e nos supreenda ainda mais. Marcas alternativas já estão divulgando suas inovações via Pinterest, e escolhemos algumas referências para inspirar a sua pesquisa.

A calça desconstruída é o novo tomara que caia.

A jaqueta perfecto ficou mais atraente com tiras em denim aplicadas sobre as mangas.

A jaqueta trucker ganhou mais bolsos, costuras e bossa.

O cós do jeans fez as vezes de corselê.

Saia lápis com a cintura deslocada já seria interessante, mas a peça ganhou babados com retalhos no mesmo tecido e lavagem. Ficou aainda mais fashion.

A peça é três em um, graças ao fechamento com botões em pontos estratégicos. Pode ser uma gola, uma jaqueta cropped ou em versão trucker.

Jeans retecido em base lã, valoriza a jaqueta de estilo sóbrio.

A jaqueta (sempre ela) ganhou barbatanas? 

Fotos: Reprodução