Blog da Capricórnio

Postado em 02/08/2018
Tags: outfit, meme, quanto custa o outfit, youtube, outfit beast, jeanswear, moda

Quanto custa a sua roupa?

Quem de nós, durante a adolescência, não teve aquele sonho consumista de comprar uma determinada peça de roupa, tênis ou acessório, da marca mais badalada do momento? Alguns de nós (pode confessar), ainda guarda esses desejos bem escondidos e continua a namorar de longe, a it-bag da revista, o óculos que as celebridades estão usando, e por aí vai.

Nada de mal nisso, tudo bem. Mas eis que surge um video que leva esse deslumbramento por grifes a outro nível. A produção é tão surreal que viralizou nas redes sociais, se tornou um meme e chegou ao ponto de merecer discussão filosófica!

Quanto custa o outfit? é o video do momento, uma releitura de How much is your outfit, do canal The Unknow Vlogs. Nele, adolescentes e uma criança de 12 anos apresentam seus looks super exclusivos e grifados e divulgam os preços que pagaram por cada item. Na versão brasileira, a gravação aconteceu em São Paulo, num evento chamado Sold Out, onde os participantes revendem e trocam peças de streetwear.

Com a maior naturalidade e uma indisfarsável satisfação, cada um dos personagens do video levanta a blusa, abre a jaqueta, tira o boné e chega mostrar as meias para exibir a logomarca e disparar o valor pago nas aquisições. E não estamos falando de marcas famosas, apenas, mas de produtos caríssimos, porém com um visual que tem a cara das fast fashion. 

Não tem blusas bordadas, tecidos finos, aplicações de pedras preciosas...são camisetas, blusas e calças de moletom, além de tênis exagerados e um aspecto barato. Tudo com pegada sportswear, cores marcantes e logos gigantescas. A ideia parece ser desfilar pela rua como um outdoor ambulante e daqui uns anos, sentir arrependimento e vergonha por ter se fotografado vestindo essas coisas. Simples assim.

Além do viés comercial,  que indica um novo parâmetro para o luxo, o mais grave é a mudança no comportamento de consumo dos adolescentes e jovens, que ocorre hoje, e que empurrará a indústria para um caminho desconhecido. Nem as marcas que trazem consigo a chancela do hype estão livres de desaparecerem em muito breve, caso não lancem algo que caia nas graças dessa molecada. E como serão vistas pelo público original, as grifes de prestígio que estamparam camisetas e chegaram à classe média?

Aperte o seu cinto Off White, que muita coisa vai acontecer no universo da moda em 3,2,1...

Fotos: Reprodução YouTube