Blog da Capricórnio

Postado em 05/07/2018
Tags: jeans customizado, jeans exclusivo, upcycling, jeans reciclado, moda sustentável, customização

Jeans com exclusividade

Upcycling, reciclagem, moda sustentável, consumo consciente. Todas essas palavras levam ao mesmo ponto: o reaproveitamento de materiais e a transformação de produtos que já existem, em novas peças, com propósitos diferentes.

Na indústria fashion, o assunto vem atraindo o interesse desede gestores a fornecedores, porque indica uma nova realidade de atuação para todos os níveis da cadeia. No varejo, o consumidor já indica novos caminhos, levando fábricas e marcas a repensarem sobre os próprios descartes de matérias-primas, meios produtivos mais limpos e ações de responsabilidade social.

Depois de grandes investimentos em maquinários de última geração, o mercado têxtil está redescobrindo a importância do trabalho manual, para agregar valor aos produtos. Exclusividade, originalidade e autenticidade são hoje os grandes atributos na conquista dos clientes. Por isso, a customização aparece como o maior diferencial competitivo.

Aquele bordado único, o grafismo cheio de rebeldia e a riqueza dos aviamentos são as características comuns de peças vendedoras, que causam sorrisos largos aos confeccionistas e lojistas. O maior desafio, no entanto, cabe aos designers: como reaproveitar itens de coleções passadas, por exemplo, trazendo aos produtos, informação de moda e valor comercial? 

O upcycling versão 2018 requer foco nas tendências, para afastar qualquer julgamento negativo sobre peças de segunda mão. Tudo tem que apresentar um aspecto handmade, mas com técnica e acabamento incrível. E para aqueles que conseguirem revisitar seus estoques e gerar novos negócios, a previsão é de lucro certo! Vejam o que muito á estão fazendo por aí...

De retalhos, bolsos, passantes e punhos, surgem novas peças, com design único. Tem que ser assim, para atender à demanda do consumidor: aliar a funcionalidade à oferta de materiais e às tendências. 

Pespontos, bordados e aplicação de patches para adequar peças antigas aos desejos do presente.

Acessórios permitem o aproveitamento de todo o tipo de materiais e quanto mais originais forem, mais interesse despertam. O segredo para vender, no entanto, é criar um diálogo entre esses itens e as peças de coleções atuais. Quando o lojista visualiza as combinações, ele consegue vender o conceito aos clientes. 

Calças que se transformaram em poncho, graças à técnica do patchwork, que está em alta na moda. Exemplo clássico de que nada se cria...tudo se transforma...hoje, principalmente!

Fotos Reprodução