Blog da Capricórnio

Postado em 09/11/2017
Tags: patch fake, jeanswear, denim, looks em jeans, reserva de lavagem

O patch fake

Depois que os patches invadiram o jeanswear, o denim nunca mais foi básico. Com os bordados aplicados sobre o tecido, as peças ganharam cores e desenhos dos mais diversos, espalhando a vibe da década de 90 pelo guarda-roupa feminino, masculino e infantil.  Até os acessórios entraram no clima e com isso, o mercado viu o mesmo conceito chegar às bolsas e calçados.

Paralelamente a esse movimento, o patchwork apareceu como uma opção menos extravagante, combinando aplicações do jeans sobre jeans, com lavagens contrastantes. Aqui, nada de desenhos ou mosaicos. Geométricos e listras laterais deram um visual novo e mais moderno às calças, jaquetas, camisas e saias de todos os dias.

E quando todos esperavam por outras possibilidades na customização do denim, eis que os patches ganham uma releitura e aparecem agora, como um efeito de lavanderia. O nome técnico para a tendência é Reserva de Lavagem, mas alguns sites que pesquisamos já exibem essa novidade com o nome patch fake, ou patch falso.

A ideia é criar um recorte com outro pigmento sobre o tecido, sem recorrer à estamparia. O resultado se parece com o visual daquela calça jeans, cujos bolsos foram removidos, sabe? A marca do bolso aparece num tom mais escuro. A técnica do patch fake é muito similar a esse processo. É costurada ou fixada uma forma sobre o tecido e logo após, o mesmo passa por um processo em lavanderia. Veja como fica:

Descosturar o bolso ou a barra da calça. Quem nunca? A estratégia dá ao jeans, um aspecto vintage, que é justamente o visual mais cobiçado. 

Os patches fake comprovam que se um dia o jeans voltar a ser básico, isso ainda vai demorar... 

Aqui, a peça ganhou um trabalho quase artesanal. O denim ficou com um aspecto que remete à textura da lã, graças às listras criadas com a técnica da reserva de lavagem.

Patch fake sobre patch real. Deu certo também e potencializa o caráter inovador e único da peça.

Aplicados de forma localizada, os patches falsos podem vir acompanhados de outro efeitos vintage, como os puídos, desgastados e rasgos. Quanto mais autorial a peça parecer, melhor.

Fotos: Reprodução