Blog da Capricórnio

Postado em 24/08/2017
Tags: bordados, embroidered jeans,verão 2018, tendência. jeanswear, jeans deluxe

Super bordados

Sabe aquela calça ou a jaqueta em jeans, com patches, patchwork ou bordados, que você comprou no ano passado para curtir as últimas temporadas? Elas continuarão em alta até pelo menos, o Verão do próximo ano.

Turbinadas e luxuosas, as peças ganham ainda mais aplicações, aviamentos e brilho, aumentando a importância delas no look. Essa não é a hora de manter a discrição ou o minimalismo. Quanto mais elementos, ou quanto mais imponentes forem os bordados, mais atuais esses itens estarão.

Efeitos nas lavagens e o aspecto destroyed também permanecem em alta e convivem lado a lado com as interferências artesanais e artísticas. O visual over deixou de ser tendência para compor vitrines do mundo inteiro. É a customização aparecendo como o futuro da moda.

 Fotos: Reprodução

 

Postado em 22/08/2017
Tags: moda inclusiva, roupas adaptadas, roupas para cadeirantes

Moda inclusiva. Já pensou nisso?

Comprar uma calça jeans, um vestido, uma camisa em denim são coisas tão rotineiras e fáceis para quem não é portador de necessidades especiais, que nos esquecemos do quanto esse assunto pode ser incômodo para quem tem dificuldade em encontrar roupas adequadas.

Muito mais do que pensar em tecidos que sejam confortáveis e flexíveis, designers e confecções precisam criar soluções de modelagem realmente eficientes para consumidores com mobilidade reduzida, estimulando ao máximo a independência dessas pessoas. Cadeirantes precisam de peças fáceis de colocar e tirar, com zíperes e velcro, por exemplo. Deficientes visuais necessitam das informações referentes à cor e ao tamanho das roupas, em braile nas etiquetas.

Só essas adaptações já colaboram muito com a construção da autoestima e autoconfiança de quem veste essas peças. Itens funcionais diminuem o tempo necessário para a troca diariamente, tornando a vida mais prática. E se houver uma preocupação com o design das roupas, melhor ainda! Afinal, não importa se o cliente usa cadeira de rodas ou uma prótese. Ele deseja estar em dia com as tendências fashion e principalmente, ele procura peças que vistam bem, demandando das marcas, conhecimento e sensibilidade.

No Brasil, as grandes magazines ainda não incorporaram essa demanda de mercado e isso fez com que surgissem grifes especializadas nesse segmento, inclusive com propostas em jeanswear. Pensar sobre o tema é também gerar oportunidades para que todos tenham poder de escolha. Isso é fundamental! Na moda e na vida.

Adequações nas peças, como fechamentos laterais, cós diferenciado com elástico, ou comprimento encurtado nas costas garantem melhor caimento e facilitam a troca, reduzindo consideravelmente o tempo para se vestir.

Velcro, ao invés de botões, dá mais independência ao portador de deficiência, levando praticidade ao dia a dia.

Cortes pensados para cadeirantes dão melhor caimento às calças e para que as confecções trabalhem com esse tipo de peça não há necessidade de uma estrutura à parte. O que é preciso, na verdade, é conscientização.

Zíper aplicado em toda a lateral da calça, saia wrap, alças e amarrações estratégicas contribuem para que todos os públicos tenham acesso a peças atuais, como pede a moda. Isso é um bálsamo para a autoestimae uma grande oportunidade para as marcas que desejam ampliar o público.

Fotos: Reprodução